Com uma atuação segura, o Bahia venceu o Fluminense por 3 a 0 neste domingo, no Pituaçu, e conseguiu sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Também freou a arrancada dos cariocas, que vinham de quatro vitórias em sequência. Souza, duas vezes, e Gum (contra) fizeram os gols. O zagueiro do Flu teve uma tarde especialmente infeliz: além do gol contra, cometeu um pênalti e foi expulso.
Souza coloca o Bahia em vantagem
Quando a bola rolou em Pituaçu, nem parecia que o Fluminense vinha de quatro vitórias seguidas e o Bahia ocupava a zona de rebaixamento. Logo nos primeiros minutos, a equipe da casa perdeu duas boas chances - primeiro com Souza, em belo chute de fora da área que Diego Cavalieri mandou para escanteio, e depois com Titi, que cabeceou para fora quase na pequena área tricolor.
Acuado em seu campo de defesa, o Fluminense era facilmente dominado. Tanto que a sua primeira boa jogada só saiu aos 17 minutos. Fred avançou pela esquerda e cruzou para Ciro, que quase desviou antes da chegada do goleiro Marcelo Lomba. De tanto atacar pelo lado esquerdo, o Bahia abriu o placar. Em um erro de cobertura da defesa tricolor, Carlinhos ficou no mano a mano com dois adversários. Marcos driblou o lateral e soltou a bomba. Diego Cavalieri conseguiu defender, mas a bola sobrou no pé de Souza, que só teve o trabalho de empurrar para a rede.
O gol animou a torcida baiana e acordou o Fluminense, que passou a jogar. Mas faltava organização ao time do técnico Abel Braga. As únicas chances cariocas nasceram em jogadas de bola parada. Em uma delas, os tricolores pediram pênalti no zagueiro Gum, que o árbitro Héber Roberto Lopes não marcou. Capitães, Fred e Titi se estranhavam a cada ataque do time das Laranjeiras. De tanto reclamar das pancadas que levou do zagueiro, o atacante do Flu recebeu cartão amarelo.
Gum dá uma ajuda ao time baiano
O Bahia voltou para o segundo tempo sem o meia Carlos Alberto, que se machucou e deu lugar a Lulinha. Insatisfeito com o rendimento do seu time, o técnico Abel Braga retornou com duas mudanças: Martinuccio no lugar de Ciro e Fernando Bob na vaga de Rodrigo. O Fluminense até deu impressão que iria melhorar no jogo, mas Gum jogou uma ducha de água fria no ânimo do time. Aos 12 minutos, Marcos foi até a linha de fundo e cruzou forte para dentro da área. O zagueiro deu um carrinho e jogou a bola para dentro do próprio gol: 2 a 0.
No prejuízo, o Fluminense se lançou ao ataque para tentar a reação e criou boas oportunidades. Fred teve duas chances, mas não conseguiu colocar a bola para dentro. Tranquilo com a vantagem, o Bahia se fechou na tentativa de encaixar os contra-ataques. Em um deles, Lulinha tentou o drible em cima de Gum e foi derrubado dentro da área. O árbitro marcou o pênalti e ainda expulsou o defensor do Flu, que já tinha um amarelo. Na cobrança, Souza bateu forte no canto direito de Diego Cavalieri e colocou o 3 a 0 no placar.
O Flu ainda tentou até o fim diminuir o prejuízo, mas esbarrou na sua má pontaria e na forte marcação do Bahia, que tocou a bola para fazer o tempo correr. A partida teve muitos lances ríspidos, como uma entrada de Edinho em Lulinha que deixou marcas na perna do meia.
Próximos jogos
Na próxima quarta-feira, o Fluminense tenta a reabilitação contra o Avaí, no Engenhão, enquanto que o Bahia recebe o Atlético Paranaense, adversário direto na parte de baixo da tabela de classificação.
Confira os melhores momentos da partida
Bahia | 3 | x | 0 | Fluminense |
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 18 de setembro de 2011, domingo – hora: 16h
BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos, Danny Morais, Titi e Dodô; Fabinho, Fahel, Hélder e Carlos Alberto (Lulinha) (Camacho); Jones (Diego Jussani) e Souza. Técnico: Joel Santana
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wallace, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Rodrigo (Fernando Bob), Marquinho e Lanzini (Rafael Moura); Ciro (Martinuccio) e Fred. Técnico: Abel Braga
Gols: BAHIA: Souza aos 28 minutos do primeiro tempo e aos 25 da etapa final, Gum (contra) aos 15 do segundo tempo
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR); assistentes: Roberto Braatz (PR) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: Marcos, Diego Jussani e Souza (Bahia); Fernando Bob e Fred (Fluminense)
Cartão vermelho: Gum (Fluminense)
Nenhum comentário:
Postar um comentário