Campo do Serra Dourada foi muito castigado pela chuva
Com um belo gol de falta do lateral-direito Douglas, o Goiás quebrou um jejum de oito jogos e voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe derrotou a Ponte Preta por 2 a 1, no Serra Dourada, e permaneceu na 16ª colocação, agora com 33 pontos, fora da zona do rebaixamento. A Ponte segue em segundo lugar, com 49 pontos, já que seus principais rivais, Americana e Náutico, não venceram.
Para sair da crise e voltar a vencer após oito jogos, era preciso superação. O Goiás superou a má qualidade do gramado do Serra Dourada, encharcado por causa da chuva. Superou também a quantidade de desfalques e a vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro.
O técnico esmeraldino, Enderson Moreira, superou a convocação de Felipe Amorim para os jogos Pan-Americanos e conseguiu adiar a apresentação do atleta. Ainda foi preciso contornar a ausência do goleiro Harlei, que se machucou no fim do primeiro tempo, e foi substituído por Pedro Henrique.
Logo no primeiro minuto, Felipe Amorim começou a justificar o pedido de liberação feito por seu treinador. Após cobrança de falta de Netinho, o atacante dominou dentro da área e a bola sobrou para Guto, que chutou no canto esquerdo. Júlio César fez grande defesa e a bola ainda bateu na trave.
Com o campo, as jogadas aéreas e os lançamentos eram as melhores alternativas para atacar o adversário. Felipe Amorim, na ponta esquerda, era bastante ágil e dava trabalho ao rival. Antes de o cronômetro marcar dez minutos, o jovem atacante já havia criado outra grande oportunidade.
Após dar um belo drible em Wescley, o esmeraldino chutou cruzado, rente à trave. O Goiás jogava como equipe que briga na parte de cima da tabela. Ao se impor desde o apito inicial do árbitro Nielson Nogueira Dias, o gol era questão de tempo. Se tirar a bola do gramado molhado parecia mais eficiente do que tentar conduzi-la, Douglas deu um belo lançamento para Felipe Amorim aos 20 minutos.
O gol
O atacante dominou bem, pra frente, como manda a cartilha, e finalizou com precisão, sem chances para o goleiro da Ponte: Goiás 1 a 0. Improdutivo, o time de Campinas ainda perdia a razão em faltas e reclamações mais duras. O volante Guilherme conseguiu levar cartão amarelo mesmo sendo reserva. Leandro Silva e Renato Cajá foram advertidos em campo.
O Goiás estava mais próximo do segundo gol. No meio-campo, Marcinho Guerreiro, Thiago Mendes e Marcelo Costa davam liberdade para Netinho criar as jogadas de ataque. A única chance de gol da Macaca na etapa inicial aconteceu nos minutos finais. Ricardo Jesus dividiu com Harlei e finalizou para fora. O goleiro esmeraldino contundiu o ombro esquerdo e foi substituído por Pedro Henrique.
Drama
No segundo tempo, os dois times mudaram de lado e também de postura. Logo aos quatro minutos, João Paulo Silva cobrou falta da ponta esquerda, a bola passou por todos os jogadores que estavam dentro da área e parou no fundo das redes: 1 a 1.
A partir do gol sofrido, o filme das últimas partidas parece ter passado na cabeça dos atletas esmeraldinos. Sem vencer a oito jogos e pressionados por um bom resultado, os jogadores caíram de rendimento. A Ponte Preta cresceu na partida e quase virou o jogo com o lateral-esquerdo João Paulo.
A maior parte dos 1.276 pagantes – menor público do Goiás na Série B – ficou irritada e passou a vaiar algumas jogadas más sucedidas. Mas aos 37 minutos, Douglas marcou o gol que fez com que o Goiás se reencontrasse com as vitórias. O lateral cobrou falta com extrema categoria, no ângulo direito de Júlio César, sem chances para Júlio César: 2 a 1.
Veja os gols
Nenhum comentário:
Postar um comentário